quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Dicas de marketing pessoal para quem é tímido


Para prosperar no empreendedorismo, não basta agir da maneira certa – também é necessário mostrar que você é bom. Mas nem todo mundo é adepto dessa autopromoção. Segundo o empreendedor e escritor Paul Jarvis, no entanto, não há outra alternativa. Sem marketing pessoal, não há como conquistar o sucesso.
Em um artigo publicado no site da revista “Inc.”, Jarvis deu dicas para quem é tímido e tem problemas para “se vender”. Confira: 

Use as mídias sociais
Se o empreendedor tem dificuldades para abordar pessoas e puxar um assunto, o uso das mídias sociais é uma boa opção. O usuário que lê as suas respostas no Facebook não vê você gaguejando ou suando frio. Além disso, é mais fácil demonstrar simpatia. Vale ressaltar que nem sempre essa abordagem online é a melhor – há assuntos que devem ser discutidos pessoalmente. 

Ensaie seu discurso     
Qualquer sinal de nervosismo pode ser atenuado se o empreendedor souber do que está falando. Quando você tiver uma reunião importante ou uma apresentação, ensaie o seu discurso. Outro bom exercício é pensar nas perguntas que podem ser feitas e preparar respostas para os questionamentos. Dessa forma, a chance de você ser surpreendido é menor.

Não omita a sua timidez
Um empreendedor tímido com um bom marketing pessoal não necessariamente esconde sua introversão. Na verdade, o segredo é mostrar que a timidez não atrapalha, mas não omiti-la totalmente. Pode ser que um investidor ou parceiro comercial valorize essa característica – afinal, pessoas tímidas têm maior capacidade de concentração e não perdem tempo com conversas supérfluas. 

Conheça seus limites
Alguém tímido nunca mostrará ser a pessoa mais extrovertida do mundo. Por exemplo, Jarvis – que se considera introvertido, mas reconhece ter um bom marketing pessoal – não tem problemas em falar para um número limitado de pessoas. No entanto, quando a audiência é grande demais, o colunista prefere ficar em casa. Pode ser que você consiga falar em público, mas não suporte a ideia de aparecer em um vídeo institucional. Há limites. Conheça os seus. 

“Recarregue”
Jarvis recomenda que um empreendedor mais calado, mas que faz muito marketing pessoal, é importante reservar um tempo para “recarregar suas baterias de timidez”. Para o colunista, quem é introvertido deve ficar sozinho por um tempo, seja lendo, vendo um filme ou caminhando pelo parque. Ele afirma que, após horas de conversa com desconhecidos, o melhor é buscar a reclusão.

 

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Outbrain