Para
prosperar no empreendedorismo, não basta agir da maneira certa – também é
necessário mostrar que você é bom. Mas nem todo mundo é adepto dessa
autopromoção. Segundo o empreendedor e escritor Paul Jarvis, no entanto, não há
outra alternativa. Sem marketing pessoal, não há como conquistar o sucesso.
Em um artigo
publicado no site da revista “Inc.”, Jarvis deu dicas para quem é tímido e tem
problemas para “se vender”. Confira:
Use as mídias sociais
Se o empreendedor tem dificuldades para
abordar pessoas e puxar um assunto, o uso das mídias sociais é uma boa opção. O
usuário que lê as suas respostas no Facebook não vê você gaguejando ou suando
frio. Além disso, é mais fácil demonstrar simpatia. Vale ressaltar que nem
sempre essa abordagem online é a melhor – há assuntos que devem ser discutidos
pessoalmente.
Ensaie seu discurso
Qualquer sinal de nervosismo pode ser atenuado
se o empreendedor souber do que está falando. Quando você tiver uma reunião
importante ou uma apresentação, ensaie o seu discurso. Outro bom exercício é
pensar nas perguntas que podem ser feitas e preparar respostas para os
questionamentos. Dessa forma, a chance de você ser surpreendido é menor.
Não omita a sua timidez
Um empreendedor tímido com um bom marketing
pessoal não necessariamente esconde sua introversão. Na verdade, o segredo é
mostrar que a timidez não atrapalha, mas não omiti-la totalmente. Pode ser que
um investidor ou parceiro comercial valorize essa característica – afinal,
pessoas tímidas têm maior capacidade de concentração e não perdem tempo com
conversas supérfluas.
Conheça seus limites
Alguém tímido nunca mostrará ser a pessoa mais
extrovertida do mundo. Por exemplo, Jarvis – que se considera introvertido, mas
reconhece ter um bom marketing pessoal – não tem problemas em falar para um
número limitado de pessoas. No entanto, quando a audiência é grande demais, o
colunista prefere ficar em casa. Pode ser que você consiga falar em público,
mas não suporte a ideia de aparecer em um vídeo institucional. Há limites.
Conheça os seus.
“Recarregue”
Jarvis recomenda que um empreendedor mais
calado, mas que faz muito marketing pessoal, é importante reservar um tempo
para “recarregar suas baterias de timidez”. Para o colunista, quem é
introvertido deve ficar sozinho por um tempo, seja lendo, vendo um filme ou
caminhando pelo parque. Ele afirma que, após horas de conversa com
desconhecidos, o melhor é buscar a reclusão.
Fonte:
Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Nenhum comentário:
Postar um comentário