“O
maior inimigo do conhecimento não é a ignorância, mas a ilusão do
conhecimento”. Stephen Hawking.
Quando
uma pessoa acha que sabe todas as respostas, eles se fecham para as
novas oportunidades de aprendizado sobre novos assuntos.
Eles
limitam a experimentar o crescimento pessoal e ganhar um pouco de
inteligência. Eles são comumente referidos como sabichões e,
acabam caindo na armadilha de acreditar que já sabem tudo que
precisam saber.
Em
um ambiente de trabalho, um sabichão pode ser um dos tipos mais
perigosos. Ter esse tipo de pessoa à frente de uma empresa, pode ser
o beijo da morte para a empresa.
Achar
que sabe tudo pode ser um erro comum, mas não caia
nessa armadilha.
Há
uma enorme diferença entre uma pessoa confiante e um sabichão.
Uma
pessoa confiante está aberta ao fato de que há sempre novos
conhecimentos a serem adquiridos. Eles estão abertos a ouvir
opiniões e ideias dos outros, porque eles reconhecem que essas
opiniões não representam uma ameaça à sua inteligência.
Eles
ouvem com cabeça aberta e consideram se alguma nova informação
pode ajudá-los
a abrir os olhos para novas ideias e pensamentos. Como resultado,
eles vão continuamente aprender e aumentar a sua inteligência.
Um
sabichão encara todas as opiniões como uma ameaça. Eles ficam
imediatamente na defensiva para explicar porque essa nova informação
não é válida e, porque o seu conhecimento é superior.
Eles
normalmente rejeitam qualquer ideia que não seja a sua própria
ideia e eles não perdem oportunidade para apontar as falhas dos
outros que poderiam ser evitadas se eles seguissem seus conselhos.
Um
sabichão
pode ter um grande (e péssimo) impacto dentro de uma empresa e
colegas de trabalho. Isso não é bom.
No
trabalho em grupo as pessoas que já estão hesitantes para
compartilhar ideias será desligado sempre que trabalharem com um
sabichão, cortando o fluxo de novas ideias e novas perspectivas.
Pessoas
confiantes, que geralmente agregam valor às empresas podem até
trabalhar com um sabichão, mas com o tempo se cansam da batalha
constante de serem ouvidos e partem para outro emprego.
E
os funcionários que são boas abelhas-operárias
normalmente vão deixar que os sabichões sejam o centro das
atenções, guardando suas ideias e opiniões para si mesmo.
Em
ambas situações, a empresa sai perdendo.
Como
líder, o grande problema é quando um sabichão tem realmente
grandes talentos e pode acrescentar muito à empresa.
Você
pode até apreciar os dons desse profissional e dar valor a eles. No
entanto, um bom líder não pode ignorar o impacto que um colaborador
talentoso pode ter sobre a empresa.
Um
bom líder não pode permitir a ideia de que o talento de um
funcionário seja mais importante que a moral de seus funcionários.
Nenhum
de nós está imune de ter que lidar com um sabichão em algum
momento de nosso trabalho. E, se não tivermos cuidado com nós
mesmos, podemos nos tornar esse tipo de profissional.
Aqui
estão algumas ideias que podem ajudar nessa situação.
Fama
de sabichão: você não quer pessoas assim na sua empresa.
1.
Não confronte
O
confronto só inflama as inseguranças e coloca os sabichões em modo
defensivo. Você pode vencer uma batalha com um sabichão porque em
sua mente eles são incapazes de estarem errados, não importa quais
sejam as evidências.
Em
vez da discussão tente uma abordagem de ouvi-los
e, em seguida afirmar que consegue entender a sua conclusão. Em
seguida, pergunte qual seria a solução do sabichão em outra
situação, e exponha a realidade que precisa ser solucionada.
Ao
reconhecer a sua primeira resposta como correta e, em seguida
adicionar um novo fato para sua consideração, você está validando
sua inteligência e, em seguida dar-lhes uma abertura para mudar a
opinião sobre o assunto, sem que eles tenham admitido estar errado
em sua resposta inicial.
Em
essência, você está pedindo uma nova resposta com base em um fato
novo que você forneceu e você está pedindo por uma resposta para
essa nova questão.
2.
Não tente mudar um sabichão
As
pessoas não se tornaram sabichonas da noite para o dia. Isso vem de
anos de profundas inseguranças que cresceram ao longo do tempo.
Acreditar
que, de alguma maneira você pode mudá-los
só vai deixar você mais frustrado. Em vez disso, reconheça que a
sua arrogância é simplesmente uma máscara para suas inseguranças.
Permaneça
paciente e compreensível com essas pessoas. Seja grato e garanta que
não vai carregar o fardo da insegurança dos outros.
3.
Esteja disposto a elogiar
Esteja
disposto a elogiar o sabichão para os seus talentos especiais. Às
vezes a nossa resposta natural a um sabichão é colocá-los
para baixo e não dar a eles nenhum elogio, acreditando que eles só
servem para alimentar a besta.
Mas,
essa crença é falsa.
Dê
os elogios genuínos a um sabichão a respeito de seus dons e
talentos e isso vai ajudar a contrariar a sua crença de que eles não
são bons o suficiente, que é a raiz de todos os problemas.
Esteja
preparado para dar-lhes crédito onde o crédito for devido.
Lembre-se
que sempre é tempo de aprender.
Não
se transforme em um sabichão
1.
Não desista de aprender
Ter
o desejo de aprender continuamente coisas novas e ser humilde o
suficiente para ser ensinável.
O
constante desejo de aprender e crescer vai ajudá-lo a permanecer com
a mentalidade certa.
2.
Exponha seu ponto de vista com moderação
Quando
você tiver tendo uma discussão sobre um tema e se sentir confiante,
sinta-se livre para compartilhar seu pensamento sobre o assunto, mas
sempre dizendo que esta é a sua opinião, mas que o feedback
e outras opiniões são sempre bem-vindas.
Isso
confirma para a outra pessoa que suas ideias são bem-vindas e que
você valoriza as suas ideias, permitindo que eles saibam que você
está aberto para expandir o seu próprio ponto de vista.
3.
Não se sinta ameaçado
Não
se sinta ameaçado com ideias e opiniões dos outros. Ao contrário,
enxergue as ideias como uma oportunidade de expandir a sua maneira de
pensar e como uma oportunidade de aprender algo que você não
aprendeu ainda.
Convide
outras pessoas a partilharem os seus conhecimentos com você e se
mostre ansioso para ouvir essas informações. Seja generoso e dê
elogios verdadeiros sobre os seus conhecimentos e ideias.
Sua
vontade de ouvir as pessoas vai ajudá-lo a não ficar na defensiva
ou se sentir ameaçado de alguma maneira.
Ser
o melhor não é saber mais
Ser
o melhor é sobre ter confiança para admitir que você não sabe de
tudo, ao abraçar todas as oportunidades para aprender e crescer com
o conhecimento dos outros.
Tenha
confiança em sua capacidade de aprender, e não na quantidade de
informações que você já sabe. Lembre-se que a sabedoria vem
ganhando conhecimento e experiência ao longo do tempo, e não em 1
dia ou 1 semana.
Por
isso, nunca pare de aprender.
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que essas dicas realmente funcionam?
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