terça-feira, 2 de junho de 2015

POUPANÇA - VAI ENCARAR?

Muito tem sido falado sobre a economia no Brasil, uma das duvidas é sobre onde investir seu suado dinheiro. Em meio a uma vasta oportunidades de negócios, um tem para lista de onde não se deve colocar sua aplicação. A poupança que anteriormente era onde a maioria dos brasileiros investiam é de longe a aplicação mais popular do país. Na última atualização do Banco Central, nada menos que 125 milhões de brasileiros aplicavam na modalidade em meados de 2013 - cerca de 60%, portanto, da população. Facilidade de aplicação, liquidez diária e isenção de Imposto de Renda são algumas das características que faziam da poupança o investimento preferido no país. O problema é que já há algum tempo quem opta por investir na caderneta acaba perdendo dinheiro.

Com o juro básico brasileiro (Selic) em 12,75% ao ano, tanto faz se sua caderneta de poupança é nova ou anterior à mudança no cálculo de remuneração feita pelo BC em 2012. A conta é simples: as duas têm um rendimento de 0,5% ao mês, mais a módica variação da Taxa Referencial (calculada e divulgada diariamente pelo BC), o que deixa o retorno acumulado em um ano em pouco mais de 6%. Isto pode parecer bom para os mais leigos, que não levam em conta o aumento da inflação. Em fevereiro, por exemplo, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) subiu 1,22%, deixando a inflação oficial do Brasil acumulada nos últimos doze meses em 7,70%.
Ou seja, o aumento dos preços no país comeu todo o rendimento da caderneta de poupança, gerando inclusive um pequeno "prejuízo" dado que ela não remunera nem a ponto de preservar o poder de compra do investidor. Ironicamente, um dos objetivos da poupança é justamente atuar como um mecanismo de proteção contra a inflação. No entanto, diante desta inflação gigantesca, ela deixou de ser até mesmo uma opção para proteger seu patrimônio. Em outras palavras, embora fácil e prática, hoje quem coloca o dinheiro na poupança não só não ganha, como também perde.


Leia mais em: http://www.empiricus.com.br/ad/Outbrain19.html?code=outbrain19 
Foto: Google - Uol.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Outbrain